Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Plano Nacional de Leitura - PNL - "A lenda do viajante que não podia parar" - Resumo Colectivo


Kóstia era um jovem só que, por não ter força nas pernas, estava sempre no mesmo sítio, dentro de casa. Eram os seus vizinhos que cuidavam dele. Em troca o Kóstia consertava coisas.

Um dia apareceu-lhe o mágico da floresta e fez-lhe uma proposta: dar ao rapaz força nas pernas para que ele pudesse viajar pelo mundo.

Havia uma condição: Kóstia não deveria permanecer mais do que 3 dias e 3 noites no mesmo lugar. Se isso acontecesse, Kóstia transformar-se-ía numa árvore para sempre.

Para que a magia se realizasse, Kostia sofreu bastante.

Quando ele se tornou um rapaz forte, tanto ou mais do que os outros, partiu para conhecer o mundo, até aí seu desconhecido.

Na sua longa viagem, Kostia conheceu e afeiçoou-se de um casal sem filhos, de um grupo de crianças, de uns velhotes habitantes de um aldeia ameaçada pelo temporal, de uma ninhada de pássaros, ainda dentro dos ovos, ...

Ao ajudar quem encontrou, quase sempre, esteve na eminência de não cumprir o que prometeu ao mágico da floresta. As despedidas eram sempre muito dolorosas para todos.

Um dia, na aldeia de que já falámos, Kostia conheceu uma bela jovem e descobriu o amor!

Quando viu o rapaz, Sónia também se apaixonou.

Ela vivia com o seu avô, muito idoso e doente, numa aldeia abandonada por todos que temeram que o velho dique não resistisse mais tempo a um grande temporal.

Para salvar a aldeia, Kostia e Sónia propuseram-se consertar o dique. O rapaz trabalhou continuamente durante 4 dias...

Ao fim desse tempo, quando Sónia foi ao seu encontro, o rapaz estava a transformar-se numa árvore!

Sem tocar qualquer palavra com Kostia, Sónia abraçou-se à árvore e também ela se transformou numa bela trepadeira.

A aldeia ficou protegida para sempre e quando os velhotes retornaram às suas casas, inventaram "A lenda do viajante que não podia parar".

Sem comentários:

Enviar um comentário